O projeto Escola de Escultura, idealizado pelo mestre escultor Edney do Carmo, que desde 1989 se dedica aos trabalhos em madeira, é uma proposta de resgate das técnicas de escultura, bem como de formação de escultores que desenvolvam o resgate cultural desse tipo de produção artística.
Ressaltemos que o ensino de tais técnicas se vincula à responsabilidade social acerca da preservação do Patrimônio Cultural, constituindo-se como um vetor de desenvolvimento da cidadania, da consciência e da reflexão acerca da identidade, da história e do patrimônio cultural brasileiros.
Acreditamos que a realização deste projeto pode promover não apenas o resgate de técnicas e conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro, mas também poporcionar releituras e novos usos para o conhecimento e as técnicas de escultura.
Em suma, trata-se de promover a valorização e a reflexão acerca de saberes e técnicas com o intuito de reconhecer, preservar e utilizar o patrimônio cultural de maneira consciente para desenvolvimento sustentável com base em atividades relacionadas ao turismo e ao mercado produtor de arte.