SOBRE O ESCULTOR

Edney do Carmo Silva, escultor e entalhador natural de Mariana/MG, filho de marceneiro e também escultor, iniciou sua carreira artística em 1989 inspirado pelas obras dos grandes artistas do barroco mineiro. Sua formação teórica sobre o tema desenvolvido se deve aos cursos de extensão sobre História da Arte realizados na UFOP  (Universidade Federal de Ouro Preto); sua formação prática é autodidata. Tem como principal fonte de inspiração as esculturas, entalhes e instalações do barroco mineiro, arte na qual se destacam os temas sacros e seus complementares (anjos, rocalhas, flores,etc).

Desenvolve trabalhos em Mariana e em Ouro Preto, participa de exposições em várias partes do Brasil e desenvolve trabalhos sob encomenda para interessados em arte de diversas partes do mundo. Buscando cada vez mais o desenvolvimento da sua técnica, apresenta um trabalho que é uma real releitura do Barroco Mineiro. Também oferece oficinas e cursos aos interessados sobre as técnicas de entalhe e escultura. Para ser fiel a proposta de "Releitura do Barroco Mineiro", utiliza técnicas e materiais que remetem á tecnologia setecentista. Dos materiais, o principal é a madeira cedro, que é entalhada ou esculpida por formões,(goivas,ferro-canto,goicheves,etc). No acabamento são utilizadas tintas á base de água, pigmentos minerais coloridos, folhas de ouro, cera, betume, extrato de nougueira,goma laca,etc; podendo também ser realizado o trabalho em madeira ao natural, encerada, decapeada, patinada, policromada e envelhecida. Desenvolve também as técnicas de pastiglio, punção e esgrafito, tradicionais da época colonial. Dá ainda suporte técnico e prático a trabalhos de restauro e recuperação de peças antigas.

Em sua carreira, produziu mais de 10 mil peças que estão espalhadas por todo o Brasil e em todos os continentes. Eventualmente, promove exposições individuais e participa de coletivas,tendo-as realizado nas principais capitais brasileiras e oferecendo a "Oficina Viva". Atualmente desenvolve o projeto "Escola de Escultura".


Voltar ao topo