SUSTENTABILIDADE

A Indústria da madeira v ista de maneira global usa os recursos naturais de maneira ineficiente, tanto na obtenção da matéria prima, quanto na fase de produção dos produtos, como também no descarte dos produtos no fim de sua vida útil, significando uma grande exploração dos recursos madeireiros principalmente das florestas nativas, levando a grande devastação desses recursos, e a grande geração de resíduos é a prova desta ineficiência. O aproveitamento de toda a árvore pelas indústrias madeireiras, está em torno de 30% a 60%, variando de empresa para empresa. Ou seja, apenas 1/3 da madeira extraída é transformada em produtos finais. Os resíduos desta produção, portanto, são uma grande quantidade de madeira e que não têm um destino correto. Tudo que não serve para o comércio regular, vai para o lixo ou é queimado.

Segundo a Ecologia Artística, o que é considerado resíduo em um processo produtivo é aproveitado como insumo em outro processo, formando, assim, um circuito fechado de aproveitamento de insumos, tal como acontece no meio natural, e fazendo com que a quantidade de material que transita na biosfera se mantenha constante. Isso resulta em redução tanto da demanda de recursos naturais quanto na redução de resíduos, minimizando a pressão sobre a natureza.

Um material deixa de ser resíduo pela sua valorização como matéria prima, para a obtenção de novos produtos. Neste caso, o resíduo passa a ser tratado como subproduto do processo. Do ponto de vista do produtor, esta pode ser uma excelente oportunidade de negócio, pois estará produzindo produtos a custos muito mais baixos, já que estará utilizando como matéria prima algo que era visto como descartável, além de usar de maneira quase completa toda madeira disponível, já que esta é uma matéria prima considerada nobre.

Apresento o resultado de uma pesquisa de uma tecnologia limpa, tendo como objetivo, demonstrar a aplicação de conceitos da Ecologia Artística, na produção de um material compósito ecológico, baseado no resíduo que eu mesmo produzo. É na busca por este material ecológico, que aponto formas eficientes de prevenção da poluição e defesa do meio ambiente, cujo propósito, é remediar os prejuízos ambientais do atual sistema . O objeto da pesquisa e do trabalho são os resíduos de madeira, na forma de pedaços cavacos e pó. O produto final, são as esculturas e os entalhes, aplicados à decoração, à imaginária, ao mobiliário e à arquitetura. Para a sociedade conteporânea, a utilização deste legado cultural imaterial, constituído por uma ampla gama de conhecimentos técnicos, acerca dos trabalhos em madeira, passa a conferir às obras, o caráter de arte, e ao seu produtor, o de artista. Tais técnicas hoje, são preservadas, não apenas como forma de trabalho, mas principalmente com sua importância, enquanto expressão cultural do homem em sociedade. A competência do profissional, é que garantirá a transmissão deste legado através do tempo.

Com bases nestes fundamentos, venho eu, Edney do Carmo, apresentar uma proposta de trabalho, que se resume em uma releitura dos trabalhos de entalhe e escultura, desenvolvidos no barroco mineiro, desde 1989.Dou, assim minha contribuição para o programa Agenda 21 de Mariana, no sentido de produzir utilizando o mínimo possível de recursos naturais. Associo-me ainda aos esforços globais pela diminuição de impactos ao meio ambiente que causam mudanças climáticas.


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